ÍNDICE DE MASSA MUSCULAR – IMC COMO CALCULAR

Como calcular seu IMC

 

IMC =     PESO EM KG

             (ALTURA) ²

 

                O índice de massa corporal tem sido largamente utilizado para determinar a faixa ideal de peso. Este índice pode ser obtido dividindo-se o peso corporal pelo quadrado da altura em metros. Por exemplo: uma pessoa que pese 75 kg com uma altura de 1,68m, tem um IMC de 26,6 kg/m2, (75 divididos pelo quadrado de 1,68).  

Apesar de não discriminar os componentes gordos e magros da massa corporal total, o IMC é o método mais utilizado para avaliação do grau de risco associado à obesidade, já que diversos estudos demonstram uma íntima relação entre IMC aumentado e risco de doenças. 

Como interpretar seu resultado de IMC

 

Até 18,4 kg/m2:

Você está com o peso abaixo do normal. Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde que esteja causando este peso abaixo do normal, ou se o peso abaixo do normal pode estar de alguma forma ameaçando sua saúde.

 

18,5 a 24,9:

Seu peso está dentro da faixa considerada normal pela Organização Mundial de Saúde. Esta faixa vai de 18,5 a 24,9 de índice de massa corporal (IMC). Algumas pessoas, no entanto, já podem ter um maior risco de problemas metabólico mesmo dentro desta faixa, principalmente se acumularem gordura na região interna do abdome. Uma maneira simples de avaliar isto é medir a circunferência da cintura. Mais de 80 cm de cintura em mulheres e 94 cm em homens podem indicar um possível excesso de gordura no interior do abdome. 

Riscos à parte, muita gente que se encontra nesta faixa de peso considerado normal tenta emagrecer, principalmente por razões estéticas. Para estas pessoas recomenda-se apenas um planejamento alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas. Os remédios para emagrecer em princípio não estão indicados.

 

24,5 a 29,9:

Você está dentro da faixa chamada de pré-obesidade pela Organização Mundial de Saúde. Sabe-se que este peso já pode representar um risco considerável para a saúde. Se você também está com a pressão alta, diabetes ou aumento de colesterol, os remédios para emagrecer serão indicados se você não conseguir emagrecer sem eles. Nunca utilize nenhum deles sem um acompanhamento médico cuidadoso. Mesmo utilizando medicamentos, lembre-se de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas. A eficácia dos medicamentos aumenta muito quando estes fundamentos não são esquecidos.

 

30,0 a 34,9:

Você está na faixa de peso denominada “obesidade classe I” pela Organização Mundial de Saúde. Esta faixa vai de 30 a 34,9 kg/m2 de IMC. Seu peso já está causando um risco aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios. Procure seu médico para uma orientação adequada. Nunca utilize medicamentos sem acompanhamento médico, e lembre-se de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas. A eficácia dos medicamentos aumenta muito quando estes fundamentos não são esquecidos.

 

35,0 a 39,9:

Você está na faixa de peso denominada “obesidade classe II” pela Organização Mundial de Saúde. Esta faixa vai de 35 a 39,9 kg/m2 de IMC. Seu peso já está causando um risco muito aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios. Se você, além disso, tem também diabetes, hipertensão arterial ou outra complicação importante da obesidade, a cirurgia para emagrecer pode ser a melhor solução para o seu caso. Procure seu médico para uma orientação adequada.

 

40 ou mais

Você está na faixa de peso denominada “obesidade classe III” pela Organização Mundial de Saúde. Esta categoria engloba todas as pessoas com mais de 40 kg/m2 de IMC. Muitas vezes é chamada também de obesidade mórbida. Seu peso já está causando um risco altíssimo para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. A obesidade neste grau é considerada uma doença grave e necessita ser tratada com todos os recursos disponíveis, incluindo os remédios e a cirurgia para emagrecer. Procure seu médico para uma orientação adequada.

About these ads

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Vilma
    out 29, 2007 @ 11:12:40

     Oi Roberto, tudo bem?
    Tenho 1,64 de altura peso 58 kl, estou na faixa certa ?
    bjos tenha uma ótima semana.
    vilma

    Responder

  2. ஐRoseஐ
    dez 31, 2007 @ 18:49:00

    ai ai ai,, 45 Roberto, por isso que minha pressão depois do
    nascimento do Gabriel tava  20/14, tive muita sorte por não
     ter maiores complicações.
    è vamos emagrecer né., vou por como meta para o ano novo ( mais uma vez)
    bjão
    Rose

    Responder

  3. Tania
    jan 19, 2008 @ 21:17:49

    Roberto  todos os dias eu ficava olhando o seu perfil e quero dizer meu amigo que estou muito orgulhosa de voce …voce parou e pensou no seu interior nao so na beleza externa ..continue assim
     
    bjs

    Responder

  4. Unknown
    fev 29, 2008 @ 19:38:08

    Ola amigo sei que não tenho vindo cá…me desculpa. mas quero que saibas que todos vocês amigos estão no meu coração…Hoje ao dar uma vista de olhos te encontrei…quero te desejar muita saúde …beijinho

    Responder

  5. caballaceuta
    mar 31, 2008 @ 19:10:58

     
    Haz como “El Sol” que nace cada día.
    Sin pensar en la noche que pasó.
    Deja atrás el pasado
    Y llena de “Luz y Amor” tu vida y tu corazón"
    FELIZ SEMANA LLENA DE COLOR

    Responder

  6. caballaceuta
    abr 13, 2008 @ 19:02:10

    Cada semana es distinta,
    cada día, diferente.
    Pero mis buenos deseos,
    siguen siendo, los de siempre.
     
    “Que tengas una semana maravillosa”

    Responder

  7. Cibele
    ago 19, 2009 @ 22:12:36

    Eiiiiiiii eu tenho 1.68 e peso 73 quilos gostaria de saber qual seria o peso ideal para uma boa saúde

    Responder

  8. Matheus
    mar 16, 2010 @ 15:00:36

    eu queria saber o meu peso em musculos !!!como saber separadamente quanto é o indice de músculos e de gordura!!ja q massa múscular pesa mais massa gorda

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: